A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Ilusão, com o objetivo de investigar uma fraude na importação de combustíveis no valor de mais de R$ 1,2 bilhão. Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, sendo 14 no estado de São Paulo, sendo cinco na capital, três em Campinas e dois em Santos. Já no Paraná, os agentes federais estão cumprindo três mandados em Maringá e um em Foz do Iguaçu.

A PF informou que a empresa importadora utilizou outras empresas como laranjas para realizar a importação, deixando de pagar os tributos devidos aos cofres públicos, o que totaliza mais de R$ 324,7 milhões. Durante a pandemia da COVID-19, foram propostas diversas ações judiciais para postergar o pagamento dos tributos, obtendo liminares que permitiram a importação em nome dessas empresas interpostas. Somente após a suspensão das liminares, os tributos eram pagos.

Além do crime de contrabando de combustíveis, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude processual, falsidade ideológica, evasão de divisas e associação ou organização criminosa. A PF reforça que a ação visa combater a prática criminosa e garantir a preservação da economia do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *