Por 5 votos a 2, o Supremo Tribunal Eleitoral condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por 8 anos e cassou seus direitos políticos. O julgamento, que começou na quinta-feira da semana passada, foi suspenso ontem e retomado hoje ao meio-dia em Brasília.

Bolsonaro foi condenado por abuso de poder econômico e político. Em setembro de 2022, ele se reuniu com os embaixadores no Palácio da Alvorada, utilizando recursos públicos para custear essa reunião constrangedora para os representantes dos países com os quais o Brasil tem relações internacionais.

Na ocasião, Bolsonaro aproveitou para criticar de forma ferrenha as urnas eletrônicas e atacar os Ministros do STF, STE e o processo eleitoral no país.

Foram anexados ao processo a minuta do ato golpista, encontrada na casa de Anderson Torres, que era ministro da Justiça no governo de Bolsonaro, além da possível participação de apoiadores nos atos de 08 de janeiro, quando ocorreu vandalismo contra os três poderes na Capital Federal.

Em entrevista, após saber que tinha sido cassado e estava com seus direitos políticos impedidos por 8 anos, Jair Bolsonaro disse aos repórteres: “Não posso ser condenado por algo que não existe!”, referindo-se ao processo da ex-ministra Rosa Weber em 2018.

Marina Toledoda CNN

Perguntado sobre seu sucessor, ele disse: “Faltam 4 anos e muita coisa para acontecer”.

“Em 2018, levei uma facada na barriga. Hoje, recebi uma facada nas costas…” – disse Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *