Rio de Janeiro(17). Em cerimônia de entrega de 500 mil doses ao PNI – Plano Nacional de Imunização realizado em Manguinhos, contando com a presença do então Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) terá condições da fabricação do imunizante da Astra/Zeneca, que já teve seu registro definitivo, aprovado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A presidente Nísia Trindade Lima disse que a entrega das primeiras doses fabricadas na Fiocruz “é um marco para o país começar a superar a grave crise sanitária, econômica, social e humanitária que vive”. Segundo a dirigente, “a vacina é um dos principais instrumentos para virarmos esta página. Em breve daremos outro passo importante, o da fabricação do insumo na Fiocruz e então poderemos ampliar o fluxo de entregas ao Ministério da Saúde. Tudo fruto de um trabalho coletivo, com a parceria internacional de Oxford, da Astra/Zeneca e do Instituto Serum. E que mostra, mais uma vez, a importância de o país contar com laboratórios públicos como a Fiocruz e o Butantan”.
Segundo a presidente, o laboratório tem condições de entregar 6 milhões de doses por semana, o que aceleraria o avanço da vacinação, alcançando um número maior de brasileiro a partir do mês de julho.

Fonte: Fiocruz/Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *