O primeiro avião de resgate com cidadãos brasileiros provenientes de Israel aterrissou em Brasília aproximadamente às 4h10 desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando 211 passageiros, partiu de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) do dia anterior (10) e efetuou um voo direto de cerca de 14 horas até a capital federal.

Brasília (DF) 11/10/2023 – Roberto Carvalho e sua companheira Cristina Balbi se ajoelham para agradecer a chegada no Brasil no primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissa às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá, para Tel Aviv (capital israelense), de onde os brasileiros embarcaram. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Dentre o grupo total, 107 passageiros desembarcaram em Brasília, enquanto os 104 restantes prosseguiram até o Rio de Janeiro a bordo de duas aeronaves da FAB.

O governo federal organizou a repatriação dos brasileiros devido ao conflito que teve início no fim de semana passado entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão programados mais quatro voos até domingo (15) como parte da chamada Operação Voltando em Paz, que é coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Nesta primeira etapa, a estimativa é trazer de volta 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina.

As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Rio de Janeiro, no Recife, em São Paulo, e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um, as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul, como parte de uma colaboração estabelecida pela Presidência da República com a companhia.

O Itamaraty já coletou os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e retornar ao Brasil. A maioria deles é composta por turistas que estavam em Tel Aviv e Jerusalém quando, no sábado passado (7), o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque contra o território israelense. Em resposta, Israel iniciou uma intensa operação militar na Faixa de Gaza.

A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou hoje que a meta do governo é “trazer todos de volta”. Ela, juntamente com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, receberam os repatriados nesta quarta-feira, na Base Aérea de Brasília.

Nesta fase inicial, o Itamaraty deu prioridade ao transporte de cidadãos que residem no Brasil e estavam na região do conflito sem bilhetes de retorno. Uma segunda etapa da operação está sendo planejada após a conclusão destes primeiros cinco voos.

No episódio ocorrido no último fim de semana, dois brasileiros, Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos com 24 anos, perderam a vida. Ambos foram vítimas de um ataque do Hamas a um festival de música eletrônica que ocorria no Sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza. De acordo com informações da imprensa israelense, até o momento, 260 mortos foram localizados apenas naquele local.

Além disso, há uma brasileira desaparecida. Karla Stelzer, carioca de 41 anos que reside em Israel há mais de uma década, também estava presente na rave Universo Paralello, juntamente com Bruna e Glazer.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina. Adicionalmente, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos.

De acordo com informações do Ministério da Defesa, nos últimos anos, as Forças Armadas conduziram quatro operações de repatriação, tanto aéreas como terrestres, na Turquia, Ucrânia, China e Bolívia. Aproximadamente cinco aeronaves e 30 viaturas foram empregadas nessas missões, resultando no resgate de aproximadamente 6,6 mil pessoas, incluindo brasileiros e estrangeiros.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está recebendo inscrições de interessados em repatriação por meio de um formulário em seu site.

Os plantões consulares da embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), que possui whatsapp, permanecem em funcionamento para atender pessoas em situações de emergência. Além disso, o plantão consular geral do Itamaraty, em Brasília, também pode ser contatado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

O Escritório de Representação em Ramala, na Cisjordânia, continua em contato com os cerca de 50 brasileiros que residem na Faixa de Gaza e está organizando a retirada daqueles que desejam deixar a região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo, no Egito, país vizinho.

De acordo com Damasceno, a FAB está identificando os aeroportos no Norte e Nordeste para realizar a operação de resgate.

O Itamaraty enfatiza também a recomendação de que todos os brasileiros na região que possuam passagens aéreas, ou a capacidade de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do Aeroporto Internacional Ben Gurion, que continua funcionando, apesar de algumas restrições.

Transcrição: NPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *